Um número crescente de educadores, psicólogos e pais defende a ideia de que é brincando que as crianças adquirem as ferramentas para serem bem-sucedidas.
Os jogos e o faz de conta possibilitam exercitar comportamentos adultos, elaborar conflitos, aprender regras de convivência em grupo e desenvolver habilidades como criatividade, liderança e solução de problemas.
No Brasil, especialistas afirmam que o tempo da brincadeira está sendo consumido por atividades extracurriculares e pelas horas passadas em frente a uma tela.
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) aponta que as crianças brasileiras gastam, em média, cinco horas diárias assistindo televisão.
Para a psicóloga, Lais Fontenelle, do Instituto Alana, é fundamental lutar pela revitalização dos parques e das praças públicas, espaços que oferecem às crianças experiências mais ricas que aquelas vivenciadas em playgrounds de prédios e clubes.
Texto extraído do site Primeira Infãncia em http://primeirainfancia.org.br/noticias/
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