sábado, 29 de janeiro de 2011

PRAZO PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS DE BONS ANTECEDENTES E DECLARAÇÃO

Os candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar deverão apresentar, respectivamente, até os dias 15 de fevereiro e 15 de março, os comprovantes de bons antecedentes e declaração de conclusão do ensino médio.


Aqueles que não entregarem os referidos documentos nos prazos, acima descritos, conforme prevê a Resolução nº 4 do CMDCA, sofrerão exclusão do processo de seleção e escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de São Tomé.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CONSELHO TUTELAR: FOTO OFICIAL DOS CANDIDATOS


Os concorrentes ao cargo de Conselheiro Tutelar do município de São Tomé deverão comparecer à Casa da Cidadania, na próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro, às 16 horas, para tirarem a fotografia oficial de candidato.


As fotografias serão utilizadas para a Urna Eletrônica, como também para serem utilizadas por informativos do CMDCA e na APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS neste Blog.


Obs: brevemente, serão dispostos aqui os critérios para disponibilização das tais apresentações dos candidatos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PROFESSORA É CONDENADA POR CRIME SEXUAL CONTRA MENOR

     A professora de matemática Cristiane Teixeira Maciel Barreiras, de 33 anos, foi condenada pela 2° Vara Criminal da Capital a cumprir 12 anos de prisão por manter relações sexuais com uma aluna de 13 anos.
   
  As duas se conheceram em 2010, na Escola Municipal Marechal Rondon, na zona oeste do Rio, unidade em que Cristiane lecionava.

     O juiz Alberto Salomão Júnior considerou a professora culpada pelos crimes de estupro de vulnerável e pelo crime ter caráter continuado, ou seja, ter ocorrido mais de uma vez.

     Em sua sentença, o magistrado ressaltou o fato de Cristiane não ter negado o crime. Em relação ao depoimento da menor,  afirmou que "efetivamente a acusada satifez a própria lascívia, praticando com a vítima diversos atos libidinosos.

    (...) Típica a conduta da acusada, eis que consciente da menoridade da vítima, com esta praticou e a constrangeu, mediante violência presumida, à prática de atos libidinosos diversos da conjunção carnal". 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VIVER É PRECISO. BRINCAR, TAMBÉM.

Um número crescente de educadores, psicólogos e pais defende a ideia de que é brincando que as crianças adquirem as ferramentas para serem bem-sucedidas.


Os jogos e o faz de conta possibilitam exercitar comportamentos adultos, elaborar conflitos, aprender regras de convivência em grupo e desenvolver habilidades como criatividade, liderança e solução de problemas.


No Brasil, especialistas afirmam que o tempo da brincadeira está sendo consumido por atividades extracurriculares e pelas horas passadas em frente a uma tela.


Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) aponta que as crianças brasileiras gastam, em média, cinco horas diárias assistindo televisão.


Para a psicóloga, Lais Fontenelle, do Instituto Alana, é fundamental lutar pela revitalização dos parques e das praças públicas, espaços que oferecem às crianças experiências mais ricas que aquelas vivenciadas em playgrounds de prédios e clubes. 


Texto extraído do site Primeira Infãncia em http://primeirainfancia.org.br/noticias/

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PLANO DE CARREIRA DOS PROFESSORES DE SÃO TOMÉ É APROVADO PELA COMISSÃO DO PCCS

PARABÉNS
A comissão do Plano de Carreira dos profissionais do magistério de São Tomé aprovou, na tarde de hoje, a nova organização da carreira do magistério municipal.


BABÁ E MIGUEL
A reunião aconteceu na Secretaria de Educação, inclusive, contou com a presença do prefeito Babá e do Vice-Prefeito Miguel, que chancelaram a proposta da comissão e avaliaram que o trabalho da mesma foi extremamente exitoso.


COMISSÃO
Esta comissão contou com representoantes dos profissionais e do governo: 

Representantes do Governo: Manoel Amador; Paula; Suanny; Hermerson; D. Lúcia e Enilson.

Representantes do Sinte: Jailson; Zé Nilton; Genúbia; Chagas; Valdeci e Carlos.


VANTAGENS
Com a aprovação do plano os profissionais terão diversas vantagens que acompanharão a vida funcional de cada um, valorizando a carreira e garantindo mais direitos para os que fazem a educação.   


PRÓXIMO PASSOS
 O plano será remetido para a Cãmara de Vereadores pelo prefeito municipal para ser votado ainda na primeira sessão de 2011, que acontecerá na primeira semana do mês de fevereiro. 


segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Governo Federal instituiu Grupo de Trabalho que vai elaborar PROTOCOLO PARA ATENDIMENTO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE CALAMIDADES em todo o território nacional.


A Ministra Maria do Rosário durante reunião de Grupo de Trabalho interministerial que vai elaborar protocolo de atendimento a crianças durante calamidades, nesta sexta-feira (21), em Brasília (DF)


A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), coordenou nesta sexta-feira (21) a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para elaborar protocolo para atendimento de crianças em situação de calamidade.

O mecanismo é uma determinação da presidenta Dilma Rousseff, e terá o objetivo de estabelecer ações padronizadas que orientem o poder público em situações de crises que envolvam crianças e adolescentes.


“Nosso objetivo é garantir o retorno à normalidade o mais breve possível, especialmente no que diz respeito ao funcionamento das escolas”, destacou Maria do Rosário. O pleno funcionamento de escolas e outras

instituições é fundamental para a reparação de danos. “O protocolo de ações servirá como balizador no Brasil em casos de calamidades para proteger crianças e adolescentes”, complementou a ministra.


O Grupo de Trabalho será composto por oito pastas do governo federal: SDH/PR, que o coordenará, Casa Civil, Saúde, Desenvolvimento Social, Justiça, Educação, Integração Nacional e Defesa.

Informação do Site da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

35 CANDIDATOS PARA O CONSELHO TUTELAR

01 - Manoel Maciel dos Santos Lima
02-Maria Auxiliadora de Lima
03-Gilda Maria Marcolino
04Edilson Félix Rodrigues
05-Erasmo Carlos da Silva
06-Luciene Pereira de lima
07-Cleanto José de Araújo
08-Leonardo Valdomiro Furtado
09-Miguel Garcia do Amaral
10- Josefa de Araújo Maurício
11-Erivaldo da Silva de Menezes
12-José Francisco de Lima
13-Helenice Olinda de Souza
14-Maria Zilma Bezerra
15-Maria Aparecida Bezerra da Silva
16-Lisiany Nayara Ferreira da Silva
17-Jordana Gomes de Oliveira
18-Maria do Socorro da Silva
19-Francileide Bezerra da Cruz
20-Claudelaine Alves
21-Antônio Niermison de Araújo
22-Janayna de Pontes Lira
23-Daniela Ruth da Silva 
24-Júlio Cesar da Silva
25-Alexsandra Amador da silva
26-Sandra Cristiny de Lucena Dantas
27-José Antônio Domingos da Cruz
28-Albaniza Maria de Lima
29-Flávia Keila de Araújo
30-Júlia Maria da Luz Valeska
31-Margarida Maria da Cunha Lopes Silva
32-Josefh Poliana da Silva
33-Gênsia Alves da Silva
34-Simone de Araújo Pereira Silva
35-Manuela Cristina da Silva
 
Mais informações na Resolução nº 3/2011 do CMDCA que divulga a relação dos inscritos para o cargo de Conselheiro Tutelar de São Tomé.

domingo, 23 de janeiro de 2011

RELAÇÃO DOS INSCRITOS P/ CONSELHO TUTELAR SAI AMANHÃ

Após o encerramento das inscrições será divulgada, amanhã, dia 24/01, em conformidade com o disposto no Edital 01 CMDCA,  a relação dos inscritos para concorrer ao cargo de conselheiro de São Tomé.

A homologação das inscrições será realizada pela comissão do CMDCA e divulgada, através de Resolução que será disponibilizada e afixada no Quadro Próprio de Editais/Comunicados da Casa da Cidadania; Prefeitura Municipal e outros órgãos e instituições públicas deste município.

Aqui no Blog também estará disponível a relação de todos os candidatos a uma vaga no Conselho Tutelar deste município para o período 2011-2013.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

LEI MUNICIPAL DA POLÍTICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A lei municipal 760/2008 que dispõe sobre a política municipal de criança e do adolescente no município de São Tomé está disponível no Blog, na página ao lado LEGISLAÇÃO DISPONÍVEL.

Ao acessar  a página em que o documento está disponível você poderá fazer a leitura da mesma, salvá-la e também efetivar a impressão.

Observações:
1) Ao abrir a página clique no ícone da direita para selecionar a página desejada, em seguida no icone da esquerda (folha em branco para dowload);
 2) a folha denominada artigo II é a sequência do artigo 6º, ou seja os incisos II; III e demais...
3) a folha denominada $ primeiro pertence ao artigo 7º .

CONHEÇA O PLANO NACIONAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA

O documento foi lançado no último dia 7/11/2010 e é resultado de um amplo debate democrático entre governo, sociedade civil, organizações não-governamentais e organismos internacionais.

- O que é o Plano Nacional pela Primeira Infância

O Plano Nacional pela Primeira Infância propõe ações articuladas de promoção e realização dos direitos da criança na faixa etária de até seis anos. Além disso, sistematiza diretrizes gerais, objetivos e metas que o país deverá cumprir para que esses direitos sejam garantidos nos diferentes setores, como educação, saúde e assistência social. Sua elaboração é um trabalho conjunto de diversas representações que integram a Rede Nacional Primeira Infância, entre eles a Undime. A Rede foi criada em 2006 e tem como objetivo assegurar o cumprimento dos direitos da criança.

Para a Undime, apesar dos avanços, a dívida social com relação á educação infantil ainda é gigantesca. E, para vencer esse desafio, os governos precisam estabelecer ações intersetoriais e instituir o Regime de Colaboração. Nesse sentido, o Plano Nacional pela Primeira Infância representa um grande passo nesse processo.

A tramitação do Plano, sua implementação e a conseqüente elaboração dos planos estaduais e municipais, devem fomentar essas articulações, essenciais para o atendimento dos direitos da criança e ainda tão frágeis no processo político do país. O Plano vem dar sustentabilidade para o desenvolvimento da criança, visto que estimula o envolvimento de todos os cidadãos no debate do que é ser criança e de quais são os seus direitos.

- Plano tem versão “escrita” por crianças

O Plano Nacional pela Primeira Infância ganhou também uma versão que retrata dos direitos por meio do olhar das próprias crianças.

Intitulado “Deixa eu falar”, o material reúne versos, desenhos e depoimentos de crianças sobre os seus direitos, como: o direito à cidadania, à saúde, à educação, ao meio ambiente e ao brincar.

Segundo Vital Didonet, coordenador da Rede Nacional pela Primeira Infância, o que a Rede está colocando em prática – com a publicação e as ouvidorias realizadas com as crianças para elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância - é o direito da criança pequena de participar dos assuntos que lhe dizem respeito.


Texto extraído do site da UNDIME http://www.undime.org.br/htdocs/index.php O plano Nacional da primeira infãncia pode ser acessado aqui http://primeirainfancia.org.br/acervo/publicacoes/

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ATÉ AGORA, 20 CANDIDATOS PARA O CONSELHO TUTELAR

Até hoje, 20/01, inscreveram-se para o cargo de Conselheiro Tutelar 20 candidatos. Segundo informações de Fátima, da Casa da Cidadania, outras pessoas passaram no CASA para conferir a documentação necessáriapara inscrição. 


As inscrições continuam e aqueles que tiverem interesse devem realizar o mais rápido possível as suas incrições, para garantir a participação no processo.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PRESIDENTA DO CMDCA CONCEDE ENTREVISTAS NA RÁDIO


A presidenta do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente / CMDCA de São Tomé, Josefa Paula, concedeu entrevistas, hoje, nos programas de Pedro Ivo e de Alcivam, na Rádio Cidadã local.


Na oportunidade, a presidenta tratou do processo de seleção e escolha dos conselheiros tutelares do município para o triênio 2011-2013.


Esclareceu questões relativas ao edital como datas de inscrição; requisitos básicos para participar do pleito, dia da eleição, além de inúmeras outras informações relativas ao processo em curso.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO SISU E ENTRE PARA UMA UNIVERSIDADE

Palavara inicial: continuar tentando realizar sua inscrição no SISU, mais de 1 milhão e 200 mil já conseguiram suas inscrições.


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação recebeu, até as 12h desta quarta-feira, 19, um total de 1,2 milhão de inscrições de candidatos às 83.125 vagas oferecidas em instituições públicas de educação superior. O sistema estará aberto para inscrições até as 23h59 de quinta-feira, 20, das 6h à meia-noite.


Procura: RN em destaque
O curso de bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC), instituição com sede em Santo André (SP), é o mais procurado pelos candidatos — recebeu, até o momento, 12.275 inscrições. O segundo é o de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE). São 10.414 inscritos, que concorrem a 300 vagas — 160 oferecidas no campus de Fortaleza, 70 na unidade do Cariri e 70 na de Sobral.

O curso de medicina também registra o maior número de inscritos nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Pelotas (UFPel). Entre os cursos com maior procura, dez estão na região Nordeste, ofertados pelas universidades federais do Semiárido (Ufersa), com sede em Mossoró (RN), do Maranhão (UFMA), Rural de Pernambuco (UFRPR) e do Piauí (UFPI).

Assessoria de Imprensa da Sesu / MEC - Acesse o site do MEC, no link ao lado.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DOCUMENTOS DE BONS ANTECEDENTES E DECLARAÇÃO

Os candidatos poderão fazer suas inscrições para concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar apresentando, neste momento, apenas o comprovante de bons antecedentes e declaração de conclusão do ensino médio.

O candidato fica obrigado a apresentar posteriormente, sob pena de exclusão do processo, documento original de bons antecedentes e o certificado de conclusão do ensino médio.


Desta forma a Comissão do CMDCA, responsável pela organização da eleição,  garante a legalidade do pleito e ameniza ou elimina eventuais prejuízos do candidatos.

REUNIÃO DO CONSELHO DE DIREITOS E COMISSÃO PRÓ-SELO

A Comissão Pró-Selo e o Conselho de Direitos reuniram-se hoje para identificar o estágio em que se encontram no município as ações Pró-selo Edição 2009 - 2012.


A reunião contou também com a presença dos secretários administração, assistência social, cultura , educação, e representante da saúde; órgãos do governo responsáveis por grande parte das ações municipais que contribuem para a melhoria de vida da população, em especial de crianças e adolescentes, e  garantem   pontos para o município.


Na oportunidade, Aradir  Faustino, representando a Comissão Pró-Selo,  apresentou as principais metas e ações a serem cumpridas pelo município no ano de 2011, em especial o Plano de Ação Municipal Pró-Selo 2010 -2012.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR SERÁ NO SÁBADO

Visando melhorar a participação de toda a sociedade no processo de escolha dos novos Conselheiros Tutelares, a Comissão Organizadora da eleição resolveu estabelecer o sábado como o dia da realização do pleito.


Com esta medida o CMDCA acredita que os candidatos realizarão um número maior de visitas na zona rural, mobilizando um quantitativo maior de pessoas para a eleição em si, como também, para a questão dos direitos de crianças e adolescentes.


A eleição acontecerá no sábado, dia 26 de março de 2011, das 8 às 16 horas, na Escola Municipal "Monsenhor Manoel Pereira da Costa".

INSCRIÇÕES PARA O CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR

Estão abertas as inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar do Município de São Tomé-RN,  a partir do dia 17 de janeiro.


As mesmas serão realizadas na Casa da Cidadania, que fica localizada à Rua situada nas proximidades do Fórum Judicial do município.


O edital está disponível no Diáro Oficial do Município no site http://www.diariomunicipal.com.br/femurn; neste Blog http://www.cmdcast.blogspot.com/ e afixado na Casa da Cidadania, Prefeitura e outros órgãos.